terça-feira, 30 de julho de 2013

UM MINUTO PARA PENSAR

Com o intuito de promover a reflexão entre os alunos, a professora Célia Barbosa dos Santos e Dilene Cristina Danelute Resende através de conteúdos das disciplinas de arte, filosofia e sociologia, orientaram a produção de vídeos de um minuto onde os alunos expressaram os problemas sociais visando observar, analisar e adquirir valores para a convivência. Essa atividade denota o despertar da juventude para ações que visam a busca de um futuro num mundo melhor através da arte.
Eis alguns vídeos produzidos pelos alunos;












segunda-feira, 29 de julho de 2013

É JUSTO? - DESIGUALDADE SOCIAL

Numa aula de filosofia sobre o tema Justiça Social a professora Célia Barbosa dos Santos fez a explanação por intermédio de slides para facilitar a contextualização. Assim, apontou que a desigualdade social no Brasil se dá de forma clara e visível, pois os governantes preocupam-se com obras exuberantes, belas arquiteturas e as escolas públicas são pouco estruturadas; vê-se também pessoas abastadas e outras sem alimentos.
Essa aula despertou nos alunos um alerta sobre a realidade social brasileira.


PREVENÇÃO CONTRA O USO DE DROGAS

Em 18/06/2013, o coordenador da Associação Vida Esperança de Dracena ministrou palestra preventiva quanto ao uso indevido e abusivo de drogas para alunos dos 9ºs anos. Essa é uma atividade complementar, de iniciativa do professor Fábio Ribas, que visa a intervenção e apoio ao conteúdo curricular da disciplina de Ciências


CAMPEONATOS ESCOLARES 2013

EE Julieta Guedes de Mendonça é destaque no campeonato escolar 2013. A professora Teresa Cristina Coiado formou várias equipes com alunos da escola para esse campeonato cujos jogos foram realizados em Ouro Verde. Jogando contra alunos da EE Tupi Paulista obtivemos os seguintes resultados: na categoria infantil masculino ficamos em 2º lugar e na categoria infantil feminina 3º lugar.



ESCOLAS LITERÁRIAS

Através de seminários os alunos da professora Cristina Calado apresentaram vídeos e slides versando sobre as escolas literárias, autores e obras. Em destaque o trovadorismo: Cantigas de Amor, Cantigas de amigo, Cantigas de Escárnio e Cantigas de Maldizer. Essa atividade gerou bastante envolvimento dos alunos, pois além da pesquisa, a exposição e o debate sobre o tema proporcionaram a reflexão e a alegria da participação.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

FEIRA VIDA SAUDÁVEL

Visando desenvolver atitudes responsáveis com relação à saúde e à educação das gerações mais novas, em 18/06/2013, a professora Nair Boni coordenou as atividades da "Feira Vida Saudável", um projeto multidisciplinar que envolveu as disciplinas de Ciências, Arte, Português, Matemática e História e, envolveu atividades e conteúdos do 1º semestre de 2013.
Dessa forma, busca-se a conscientização dos alunos sobre hábitos de vida saudável, tais como: uma boa alimentação, uso de receitas alternativas para evitar desperdícios; prevenção de gravidez na adolescência e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e, conduta exemplar - dizer NÃO ao uso de cigarros e bebidas alcoólicas.
O evento contou com a participação de toda a comunidade escolar, dos pais dos alunos e recebeu visitas durante todo o dia, inclusive, de representantes da Diretoria de Ensino da Região de Adamantina, os Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNPs), Claudemir Garbeline e Paulo Roberto Aléssio.
A Feira Vida Saudável contou com a parceria da EMDAEP (Empresa de Desenvolvimento, Água, Esgoto e Pavimentação de Dracena) através da técnica em química, Maria Aparecida Pinheiro, que expôs sobre o controle e tratamento da água que consumimos.
Além de conhecimento, as atividades promovidas nesse importante evento contribuíram para a formação integral do aluno, principalmente dos alunos expositores que demonstraram satisfação nos aspectos intectuais, psicológicos, comportamentais e sociais.
Foi entregue aos visitantes panfleto intitulado "Vida Saudável" que continha instruções sobre nutrientes, receita alternativa e um passa tempo para checarem seus conhecimentos sobre o tema.
Panfleto "Vida Saudável" sobre nutrição - (anverso)

Panfleto sobre "Vida Saudável" sobre nutrição - (verso)

Vejam os detalhes no livro "Feira Vida Saudável".

ARRAIÁ NA ESCOLA

E.E. Julieta Guedes de Mendonça promoveu o Arraiá na Escola com alunos do ensino fundamental e médio, professores, equipe gestora e funcionários da escola em 26/06/2013. A decoração foi atividade da disciplina de arte, sob a responsabilidade da professora Sandra Zanon. Todos divertiram-se na festa do arraiá preparada com muito carinho e contou com quadrilha e comidas típicas.
Vejam alguns detalhes dessa festa junina.

Linda decoração preparada pela profª Sandra Zanon.

A grande quadrilha da escola Julieta.

A animação da galera!!

Uma festa completa...
 

quarta-feira, 24 de julho de 2013

INTERVENÇÃO DE PORTUGUÊS

Através de recortes de jornais, alunos identificam elementos que compõem a estrutura de notícias, propagandas, manchetes, etc.


INTERVENÇÕES NA MATEMÁTICA

Após os resultados da prova de Avaliação Diagnóstica, professores disponibilizam atividades dinâmicas para intervenção e concretização do ensino-aprendizagem.
Essas atividades foram elaboradas em equipes de professores, com bastante interação entre os profissionais. Assim, obtiveram aulas interessantes e produtivas com boa participação dos alunos.
Numa parceria com a UNIFADRA estagiário aplicou a atividade "Jogando com o resto" para reforçar o ensino de divisão. E com um vídeo de tele-aula a professora Ilsiney trabalhou a equação do 2ºgrau, conforme imagens do quadro a seguir:

Conteúdos: Calculo de divisão e equação do 2ºgrau

Para reconhecimento de sólidos geométricos, alunos tiveram contato com objetos que identificam o cilindro, o cone, a esfera e o cubo. Vide imagens do quadro abaixo:

Sólidos Geométricos identificados através de objetos

Para resolver mentalmente Equações do 1º grau foram feitas trilhas na lousa ou no chão do pátio, jogando o dado os alunos selecionavam as casas que deviam avançar para percorrer a trilha calculando.


Na lousa e no pátio - trilhas para cálculos de Equação do 1º grau

 Trilhas em cartazes para calcular equações do 1º grau, foi uma atividade interessante que atraiu a atenção dos alunos.

Cálculo de equação do 1º grau - trilha em cartazes



 A professora Sandra Marson contextualizou o conteúdo fração com a divisão de maçãs em sala de aula. Em seguida, no pátio da escola, alunos jogaram "Dominó de fração".
Contextualização e jogo do conteúdo FRAÇÃO


O professor Fábio Ribas também utilizou o recurso de divisão de maçãs e dominó fracionário para o reconhecimento de frações - Números Racionais, proporcionando aos alunos a aprendizagem por meio de aulas atraentes e dinâmicas.

Depois da demonstração prática e do vídeo aula (Novo telecurso – Ensino Fundamental, Matemática – DVD 3. Aula 23 – Frações). Utilizando o jogo dominó fracionário, para proporcionar ao aluno o reconhecimento do conceito e da representação de fração - números racionais.


Divisão das maçãs - contextualizando frações - noções de parte e todo

Trabalhando o dominó fracionário



Visualizando a parte e o todo - estudando fração



Partindo de qualquer objetivo ou outra situação – problema floresta, um sítio etc., com o intuito de promover junto ao aluno o entendimento de que o total representa o inteiro, ou seja, 100%. A partir dessa assimilação, buscar no aluno o reconhecimento do que representa 1% do todo (objeto) dividindo por 100. 

Apresentar também, porcentagem através da vídeo aula (Novo Telecurso - Ensino Fundamental - Aula 27 -Quantos por Cento?).




Vídeo aula e recursos para o ensino da porcentagem


Essas são algumas das atividades atraentes que foram desenvolvidas no intuito de fazer a recuperação de alunos diante dos resultados da prova de avaliação diagnóstica.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

SUCESSO NO VESTIBULAR DA UNESP

Alessandra Baroni Rodrigues Neves, ex-aluna da EE Julieta Guedes de Mendonça, está cursando o 1º ano da Faculdade de Engenharia Agronômica da UNESP, campus de Dracena. Equipe gestora e professores estão orgulhosos de seu desempenho. Isso denota o fruto de seu esforço, dedicação e determinação. Parabéns Alessandra, que seu êxito nesta conquista sirva de exemplo aos demais alunos da escola!

Alessandra Baroni Rodrigues Neves

quinta-feira, 4 de julho de 2013

ATIVIDADE DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO - ATPC

Buscando enfocar o tema saúde no trabalho formandas em psicólogia da UNIFADRA, Josiane Possebão e Carolina Ortega, desenvolvem projeto sobre stress para professores da escola.
Após exibirem um vídeo sobre os aspectos psíquicos e sociais que influenciam o stress, fizeram testes para avaliação do estado de cada professor, desenvolveram dinâmica para relaxamento dos envolvidos.

Atividade de ATPC - Stress no trabalho

UM DIA NA ESCOLA DO MEU FILHO

Numa parceria com a UNIFADRA (União das Faculdades de Dracena) a Escola da Família promoveu o projeto "Um dia na escola do meu filho" em 25 de maio de 2013. Neste evento os responsáveis pelos alunos foram recebidos como convidados de honra e várias atividades foram disponibilizadas às famílias dos alunos. Esse projeto faz parte do programa Educação - Compromisso de São Paulo e tem o objetivo de ampliar a participação das famílias na rotina escolar dos filho.
Vejam as imagens da movimentação da escola nas várias atividades disponibilizadas para a comunidade.

Artesanatos para venda, jogos variados e manicure

Exames de saúde

Exposição de animais silvestres

FESTA DO DIA DAS MÃES

Dando ênfase ao projeto "A comunidade na escola", em 10/05/2013 às 19h30, na quadra esportiva da escola com várias atividades a E.E. Julieta Guedes promoveu com entusiasmo o Dia das Mães. Na abertura do evento foi, exibida uma mensagem escrita pelos alunos do grêmio em data show. Em seguida, a apresentação de danças. uma aluna Georgia Fernanda da Silva Souza declamou um poema à sua mãe Isabel Silva que estava presente e, fez leitura de texto dedicado às mães. Foi emocionante uma apresentação que caracteriza a inclusão social: o coral na Língua brasileira de sinais. Teve sorteio de brindes às mães presentes e apresentação de coral com alunos da escola. Essas atividades foram mediadas pelos professores: Zoraide, Teresa, Dilene, Maria Neusa, Clarice, Sandra Regina, Márcia, Ronie, João Henrique e Sandra Zanon. Lindo evento que contou com o envolvimento de toda a comunidade escolar. Nossos agradecimentos a todos, em especial aos pais de alunos que participaram e aos que colaboraram.