quarta-feira, 24 de julho de 2013

INTERVENÇÕES NA MATEMÁTICA

Após os resultados da prova de Avaliação Diagnóstica, professores disponibilizam atividades dinâmicas para intervenção e concretização do ensino-aprendizagem.
Essas atividades foram elaboradas em equipes de professores, com bastante interação entre os profissionais. Assim, obtiveram aulas interessantes e produtivas com boa participação dos alunos.
Numa parceria com a UNIFADRA estagiário aplicou a atividade "Jogando com o resto" para reforçar o ensino de divisão. E com um vídeo de tele-aula a professora Ilsiney trabalhou a equação do 2ºgrau, conforme imagens do quadro a seguir:

Conteúdos: Calculo de divisão e equação do 2ºgrau

Para reconhecimento de sólidos geométricos, alunos tiveram contato com objetos que identificam o cilindro, o cone, a esfera e o cubo. Vide imagens do quadro abaixo:

Sólidos Geométricos identificados através de objetos

Para resolver mentalmente Equações do 1º grau foram feitas trilhas na lousa ou no chão do pátio, jogando o dado os alunos selecionavam as casas que deviam avançar para percorrer a trilha calculando.


Na lousa e no pátio - trilhas para cálculos de Equação do 1º grau

 Trilhas em cartazes para calcular equações do 1º grau, foi uma atividade interessante que atraiu a atenção dos alunos.

Cálculo de equação do 1º grau - trilha em cartazes



 A professora Sandra Marson contextualizou o conteúdo fração com a divisão de maçãs em sala de aula. Em seguida, no pátio da escola, alunos jogaram "Dominó de fração".
Contextualização e jogo do conteúdo FRAÇÃO


O professor Fábio Ribas também utilizou o recurso de divisão de maçãs e dominó fracionário para o reconhecimento de frações - Números Racionais, proporcionando aos alunos a aprendizagem por meio de aulas atraentes e dinâmicas.

Depois da demonstração prática e do vídeo aula (Novo telecurso – Ensino Fundamental, Matemática – DVD 3. Aula 23 – Frações). Utilizando o jogo dominó fracionário, para proporcionar ao aluno o reconhecimento do conceito e da representação de fração - números racionais.


Divisão das maçãs - contextualizando frações - noções de parte e todo

Trabalhando o dominó fracionário



Visualizando a parte e o todo - estudando fração



Partindo de qualquer objetivo ou outra situação – problema floresta, um sítio etc., com o intuito de promover junto ao aluno o entendimento de que o total representa o inteiro, ou seja, 100%. A partir dessa assimilação, buscar no aluno o reconhecimento do que representa 1% do todo (objeto) dividindo por 100. 

Apresentar também, porcentagem através da vídeo aula (Novo Telecurso - Ensino Fundamental - Aula 27 -Quantos por Cento?).




Vídeo aula e recursos para o ensino da porcentagem


Essas são algumas das atividades atraentes que foram desenvolvidas no intuito de fazer a recuperação de alunos diante dos resultados da prova de avaliação diagnóstica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário